Conheça sete benefícios da pimenta na alimentação

Ela contém componentes que promovem e preservam a saúde. Quer saber quais? Confira na lista a seguir.

às 15:16

Usada em várias receitas como molhos quentes, sopas, pratos de carne, alimentos grelhados ou até pura para garantir o sabor, a pimenta contém componentes que promovem e preservam a saúde. Quer saber quais? Confira:

1 – Valor nutricional

É um condimento de baixa caloria (cerca de 40 a cada 100 g) e rica em vitaminas A e C. Por conter capsaicina, a taxa de digestão aumenta quando consumida, o que auxilia na redução de gorduras e na perda de peso.

2 – Antioxidante

As pimentas que possuem o composto capsaicina, como a Jalapeño, previnem o envelhecimento precoce, doenças cardíacas e crônicas (Diabetes, por exemplo). Os flavonoides presentes em alguns tipos ajudam na neutralização de radicais livres, que podem causar muitas formas de câncer, Mal de Alzheimer e Parkinson.

3 – Controle do colesterol

O consumo regular da pimenta contribui na manutenção dos níveis de LDL Colesterol, chamado popularmente de “colesterol ruim”, que em grandes quantidades podem provocar doenças cardíacas. Os triglicérides, uma das muitas formas de gordura, também podem ser controlados com o alimento.

4 – Humor

Quem consome pimenta tem chances de ser mais feliz! Ela promove sensação de bem estar ao liberar noradrenalina e adrenalina, que além de tudo são capazes de diminuir o apetite. Esse efeito antidepressivo se dá pelo poder que esses compostos têm de deixar a pessoa mais alerta.

5 – Efeito analgésico

A capsaicina (de novo ela!) é capaz de aliviar dores de cabeça e sintomas da rinite alérgica, pois faz com que os pulmões trabalhem melhor e controla a quantidade de glicose no sangue.

6 – Imunidade

A vitamina A ajuda na prevenção de infecções, cuida do trato urinário, torna o sistema digestivo mais funcional e estimula a secreção de muco.

7 – Beleza capilar

A capsaicina junto com a isoflavona, encontrada em alguns tipos de pimenta, fazem com que os fios cresçam mais rápido e mais saudáveis.

Veja como fazer molho de pimenta

 

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.