Dona Canô está internada vítima de Isquemia Cerebral

às 9:22

A assessoria do hospital São Rafael divulgou boletim na tarde deste domingo (16) sobre o estado de saúde de Dona Canô, vítima de uma isquemia cerebral no sábado, em Santo Amaro, onde mora. Segundo a nota, o quadro neurológico é agudo. Internada na UTI do São Rafael, Dona Canô respira sem ajuda de aparelhos, mas necessita de medicamento para manter a pressão arterial. Não há previsão de alta.

Canô, 105, mãe dos cantores Caetano Veloso e Maria Bethânia, sofreu uma isquemia cerebral transitória no sábado. No mesmo dia, foi transferida para Salvador e internada no hospital São Rafael. “Ela está estável e não respira com ajuda de aparelhos”, disse Mabel Veloso. “Estamos esperançosos como sempre”, disse a filha.

Segundo Jorge Veloso, assessor de imprensa de Caetano Veloso, Dona Canô foi internada no Hospital São Rafael neste sábado (15) e não há previsão de alta. Ele afirma que o quadro dela é estável e que a matriarca começou a se sentir mal em casa, em Santo Amaro da Purificação.

Em seu Twitter, Mabel publicou “O estado dela é estável. Estamos todos [família] aqui reunidos. Ela está meio ‘molinha’, mas está bem, lúcida (…)”.

“Ela tá melhorando aos pouquinhos. Ela tá um pouquinho melhor”, conta o filho Rodrigo Veloso. Segundo ele, ela está meio cansada, mas tudo está dentro dos conformes. A família também agradece as correntes de oração de amigos.

Segundo o colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo, todos os familiares viajaram para a Bahia ao serem informados do estado de saúde de Dona Canô. Em novembro, ela foi internada com uma forte gripe também no hospital São Rafael.

Isquemia cerebral transitória

Trata-se de um déficit neurológico causado geralmente pela diminuição do fluxo sanguíneo até a região do cérebro. Outra causa é a presença de coágulos nos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação no sangue e o tráfego de oxigênio.

De acordo com os anais médicos, o problema pode ocorrer dentro de um período de 24h ou em menos de 30 minutos. Pode haver sequelas ou não. Dentre elas, prejuízo na visão, déficit cognitivo ou de linguagem ou negligência de um lado do corpo, a depender da região do cérebro afetada. A atriz Solange Couto, em 2008 e o técnico Ricardo Gomes, em 2011, sofreram isquemia cerebral transitória.

Correio da Bahia

 

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.