Garimpeiro acha pedra preciosa de 300 kg em Sento Sé

Esta variedade de pedras preciosas também pode ser encontrada na região de Lage dos Negros em Campo Formoso

Foto: Campo Formoso

Um garimpeiro natural de Campo Formoso encontrou uma pedra de Murion de 300 kg, na cidade de Sento Sé.

Esta variedade de pedras preciosas também pode ser encontrada na região de Lage dos Negros em Campo Formoso, porém o que causou surpresa ao encontrar a pedra foi o peso da mesma visto que a pedra pesa mais de 300kg, o que causou grande espanto em todos os garimpeiros daquela região.

Quartzo fumado, também conhecido como Murion, (no Brasil, quartzo fumê ou quartzo enfumaçado) é uma variedade de quartzo de cor castanho claro a negro. Estas cores devem-se a radiações emitidas por minerais radioativos ou ainda à presença de matéria orgânica.

Quando aquecido pode converter-se em citrino. Na Antiguidade, julgou-se que esta variedade de quartzo continha fumaça no seu interior daí o seu nome. Durante séculos foi uma das pedras preciosas mais talhadas e procuradas, mas hoje em dia é uma gema magica. O maior produtor mundial desta gema é a Suíça, destacando-se também Brasil, Madagascar, Rússia, Escócia e Ucrânia.

Retiro Notícias*Com informações do Campo Formoso Notícias

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.