Igreja Matriz de Monte Santo: a igreja que viu de perto acontecimentos históricos

Descoberta do meteorito Bendegó em 1784 é um deles
às 18:25

por Micael Levi em Matérias Especiais

Foto: Reprodução/ Monte Sant Net

igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, em Monte Santo, no interior baiano, vítima de um incêndio que deixou a estrutura completamente destruída, na madrugada deste sábado, 20, já vivenciou diversos acontecimentos, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A igreja é um dos patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), 1983, junto com um conjunto “arquitetônico, urbanístico, natural e paisagístico”.

A matriz é o ponto de partido de um tradicional percurso romeiro do município em direção ao Santuário de Monte Santo. Com cerca de dois quilômetros de extensão, a caminhada sobe o Monte Alto e perpassa 25 capelas, com final na Capela de Santa Cruz.

Acontecimentos

O município também foi sede de importantes acontecimentos históricos. Segundo o Iphan, registros históricos indicam que Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, esteve em Monte Santo por volta de 1892, onde realizou reparos e melhorias na via sacra, acompanhado por milhares de seguidores. Cinco anos depois, ele retornou à região, tornando-a uma base militar durante a Guerra de Canudos.

Meteorito Bendegó

Localizado no nordeste baiano, Monte Santo também é conhecido por ter sido o local onde foi encontrado o meteorito Bendegó em 1784. O artefato foi levado em 1887 para o Museu Nacional, tendo resistido ao incêndio que atingiu a edificação.

Foto: Divulgação

O meteorito que também é conhecido como Pedra do Bendegó ou simplesmente Bendengó, foi encontrado com 5 360 quilos, e é o maior siderito já achado em solo brasileiro. Em 1888, ele passou a integrar o acervo do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro, e resistiu ao grande incêndio que destruiu o Museu Nacional.


COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.