Mbappé se iguala a Pelé e é o segundo adolescente a marcar numa final de Copa

Atacante francês deixa sua marca contra a Croácia e se junta ao Rei do Futebol: só eles fizeram gol numa decisão de Mundial com menos de 20 anos

Foto: Christophe Simon/AFP

A líder e protagonista da Copa do Mundo da Rússia 2018, Kylian Mbappé, com 19 anos neste domingo (15), com a vitória da França sobre a Croácia, o atacante se tornou o terceiro jogador sub-20 a ser campeão de uma Copa do Mundo, e se juntou ao italiano Bergomi e o brasileiro Pelé, Rei do Futebol.

Desses três, só Mbappé e Pelé fizeram gols numa final de Copa. Enquanto o francês fez o quarto na partida contra a Croácia neste domingo, o Rei fez dois nos 5 a 2 sobre a Suécia, na decisão de 1958. Detalhe: Pelé tinha 17 anos.

Antes do atacante só outros dois jogadores sub-20 foram campeões do mundo:

Pelé: jogou a final de 1958 com 17 anos, oito meses e seis dias, e marcou duas vezes na goleada por 5 a 2 sobre a Suécia;

Giuseppe Bergomi: o zagueiro italiano, com 18 anos, seis meses e 17 dias, anulou o alemão Rummenigge na final da Copa de 1982. Sua seleção venceu por 3 a 1.

Se mantiver o alto nível, Kylian Mbappé pode seguir a história da dupla nas Copas. Pelé disputou quatro edições (1958, 62, 66 e 70, com três títulos), tal qual Bergomi – sendo que este ficou fora da convocação de 1994 (só jogou em 82, 86, 90 e 98, sendo campeão apenas na primeira).

Nas vitórias sobre Uruguai (2 a 0, nas quartas) e Bélgica (1 a 0, na semifinal), Mbappé manteve o alto nível, mesmo sem marcar.

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.