Ministério da Saúde distribui mais três medicamentos gratuitos

às 9:17

Três medicamentos para o tratamento da asma são incluídos no programa Saúde Não Tem Preço, do governo. A medida foi publicada pelo Diário Oficial da União (DOU).

Desde ontem (04.06.12), três medicamentos para o tratamento da asma estão sendo distribuídos pelo Ministério da Saúde. Para conseguir estes medicamentos, basta apresentar documento com foto, CPF e a receita médica dentro do prazo de sua validade (120 dias), nas 554 farmácias populares da rede própria (administradas pelo governo federal) e em 20.374 farmácias tradicionais conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular. Os medicamentos disponibilizados são: Brometo de Ipratrópio, Dirpoprionato de Beclometasona, Sulfato de Salbutamol.

Além dos remédios para asma, o governo já garantia gratuitamente 11 medicamentos para diabetes e hipertensão.

De acordo com o governo, até 800 mil pacientes serão beneficiados por ano. Atualmente, o programa Farmácia Popular atende 200 mil pessoas que adquirem medicamentos para o tratamento de asma. Vale ressaltar que algumas farmácias podem demorar alguns dias para se adaptar à lista e é possível que nem todas tenham os remédios ainda.

Segundo o Ministério da Saúde, a asma está entre as principais causas de internação entre crianças de 0 a 6 anos de idade. Além disso, aproximadamente 2,5 mil óbitos são registrados por ano em decorrência da Asma

A inclusão destes medicamentos ocorreu porque, após a gratuidade dos remédios para hipertensão e diabetes, a venda dos medicamentos para asma cresceu 322% nas farmácias populares, entre fevereiro de 2011 e abril de 2012.

Diário de São Paulo; G1

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.