Morre construtor de trios Orlando Tapajós aos 86 anos

Ele estava internado desde segunda-feira (11), após sofrer um infarto

Foto: Evandro Veiga

O construtor de trios elétricos retirolandense Orlando Tapajós, 85 anos, faleceu na manhã deste domingo (17), no hospital Teresa de Lisieux, no Itaigara.

A informação foi dada pelo presidente da Associação Baiana de Trios Independentes (ABTI), Paulo Leal. Ele sofreu infarto na última segunda-feira (11) e desde então estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “A ABTI  e toda comunidade carnavalesca está de luto e lamenta profundamente a perda do grande carnavalesco e ícone da história da Bahia e do Brasil. Estamos auxiliando a família em todos os procedimentos para o sepultamento e, em breve, informaremos o horário e local“, disse Leal.

A população de Retirolândia acorda com uma notícias triste e comovente. O construtor dos trios mais famosos da Bahia, o Tapajós, foi responsável por revolucionar o tradicional São Pedro da cidade, tornando -se um dos maiores da Bahia. A família agradece o carinho e apoio dos admiradores de Orlando.

Nas redes sociais o filho de Seu Orlando, Orlandinho Tapajós, divulgou um texto em homenagem ao avô. Na mensagem, postada no Instagram, ao lado de uma foto, ele agradece ao avô por ter ensinado o que é “ser um Tapajós”. 

Confira o texto na íntegra 
"Hoje o meu dia está acabando de forma triste, mas consciente da luta, coragem e persistência deste guerreiro em viver. Jamais esquecerei a última lição que meu avô me ensinou, ainda no leito hospitalar: NUNCA DESISTA DE NADA E NEM DE NINGUÉM.

É de forma alegre que eu, o seu neto mais velho, sempre irei lembrar do senhor. Sendo sinônimo de carnaval, sendo um guerreiro, que falece hoje acreditando na vida, enfim sendo perseverante em tudo. Todas as suas conquistas são as nossas próprias conquistas meu carequinha.

Foto de seu Orlando foi postada pelo neto mais velho, com um texto homenageando o construtor de trios (Foto: Reprodução)

Meu avô Orlando Tapajós, obrigado por tudo. Obrigado por ter me ensinado de forma simples o que é ser um “Tapajós”, pois o “Tapajós” sempre foi e continuará sendo apenas o senhor. Engraçado que sempre me perguntam no meu meio profissional: “Neto, como você consegue isso?”, “Neto, você não desiste por quê?” Etc etc... Pois bem, daí vem o alicerce da força e determinação da Família Tapajós.

A foto postada foi tirada no Carnaval 2018 e agora ele fica imortalizada como um dos últimos momentos de um dos maiores Carnavalescos que este Brasil já teve, agora o saudoso ORLANDO TAPAJÓS! Fisicamente morre a última lenda viva da verdadeira história do Carnaval da Bahia, mas o seu legado está perpetuado, quem conhece a história do Trio Elétrico, sabe a que me refiro. Um homem que nunca largou o Carnaval da Bahia mesmo quando o largaram.

Vai com Deus meu careca, Vai com Deus meu velho. Te Amo... te amarei sempre! 
#LUTO"

O prefeito ACM Neto (DEM) lamentou a morte de Tapajós. “O Carnaval da Bahia e as festas populares de todo o Brasil ganharam uma nova dimensão com os trios elétricos e Orlando Tapajós foi um dos grandes responsáveis por esta transformação “, afirmou o prefeito. Neto também lembrou que a Prefeitura, na atual administração, construiu a Casa do Carnaval, espaço dedicado aos artistas e foliões que transformaram a folia de Salvador na maior festa popular do mundo.

O prefeito de Retirolândia Vonte Merim (PSC), usou as redes sociais para emitir uma nota de pesar. Vonte fez questão de ressaltar o papel importante que Orlando fez nos festejos de São Pedro da cidade. 

Leia na íntegra a nota do prefeito:

Se aproximando os festejos do nosso tradicional São Pedro, é com todo pesar que vimos trazer a triste notícia do falecimento de nosso querido amigo, que durante anos nos trouxe muitas alegrias através da magia do seu trio elétrico, Orlando Tapajós. Ele parte deixando-nos muitas lições de profissionalismo, ética e humanidade. Sem o nosso amigo, o mundo perde um pouco da sua alegria.

Pedimos a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor. Que a luz e o amor divino pairem sobre a alma de quem sofre esta imensurável perda. Muito respeitosamente, prestamos as nossas condolências e deixamos os nossos mais sinceros pêsames.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) também se manifestou após a morte do ícone do Carnaval da Bahia. “É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento de Orlando Tapajós, uma das personalidades baianas que mudaram a forma de se fazer Carnaval na Bahia e no Brasil. Quero me solidarizar, em meu nome, da primeira-dama e de todos os baianos, com os familiares e amigos de Orlando Tapajós, nesse momento de dor e sofrimento. Expresso meus sentimentos de luto e pesar pela perda de uma figura tão importante para a história do Carnaval baiano”, disse o governador por meio de nota.

Retiro Notícias | Com informações do Correio da Bahia

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.