Novembro Azul: Médico alerta a população retirolandense para o cuidado com a saúde do homem

Os principais exames são, PSA (Antígeno prostático específico), toque retal e ultrassonografia prostática. Importante saber que um exame não exclui a necessidade de realização do outro.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.No Brasil, essa campanha ganhou força no ano de 2014 com várias palestras com o objetivo principal de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer os exames necessários.Em nosso país, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens Estima-se que todo ano ocorrem 61.200 de novos casos de câncer de próstata no Brasil, e em 2013 foram notificados 13.772 mortes devido a complicações do câncer. Alterações na urina e dificuldade para manter a ereção são sinais que podem indicar câncer de próstata, uma doença comum após os 50 anos. No entanto esses mesmos sintomas também podem ocorrer devido a alterações benignas, como na próstata aumentada, por exemplo. Por isso, é importante ir ao urologista pelo menos 1 vez por ano após os 45 anos de idade, para fazer exames de rotina, para identificar qualquer alteração prostática o quanto antes.
Dr. Glilson Boaventura - médico clinico.
Dr. Glilson Boaventura, salienta que o diagnóstico precoce é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata estimada em 90% se descoberta no inicio, mesmo com a falta de sintomas, exames periódicos devem ser realizados para essa doença seja detectada com maior brevidade possível. "Os principais exames são, PSA (Antígeno prostático específico), toque retal e ultrassonografia prostática. Importante saber que um exame não exclui a necessidade de realização do outro. Cuide-se." Conclui.
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.