Primeira vacina contra Mal de Parkinson começa a ser testada

às 11:51

Inicialmente 10 (dez) pessoas com doença de Parkinson receberam, esta semana, injeções da primeira vacina destinada a combater a doença.

Ao todo, 32 (trinta e duas) pessoas receberão a vacina no primeiro teste em seres humanos.

O objetivo deste teste é verificar se a vacina é realmente segura. Os pesquisadores também vão observar os sinais de melhora dos sintomas.

Michael J. Fox

O teste está sendo financiado pela fundação do ator Michael J.Fox, que participou do filme “De Volta Para o Futuro”, e que foi diagnosticado com a doença aos 30 anos de idade.

Chamado PD01A, a droga pretende induzir o sistema imunológico do organismo a destruir a proteína alfa-sinucleína.

alfa-sinucleína

A alfa-sinucleína foi a primeiro gene identificado como causador da mutação que acarreta o Mal de Parkinson. É uma fosfoproteína pré-sináptica muito conservada e abundante, que se apresenta como o principal constituinte dos corpos de Lewy, e consistia numa substituição entre uma alanina e uma treonina.

A vacina foi produzida pela empresa austríaca Affiris, que afirma que seu fármaco é o primeiro tratamento a alvejar a causa da doença.

Segundo Markus Mandler, diretor de desenvolvimento pré-clínico da empresa, quando a alfa-sinucleína se acumula nas células, causa perturbação nos níveis normais de dopamina, prendendo-a no interior das células que a produzem. Ela também é tóxica, matando neurônios e suas conexões.

Os tratamentos atuais consistem em apenas aliviar os sintomas, aumentando os níveis de dopamina.

 Informações da New Scientist

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.