Projeto Retratos de Esperança Solidário traz Ações para o Bairro ACM em Retirolândia

O Projeto foi criado a parti de 2015, quando Bismark Araújo deu iniciativa de Ajudar quem mais precisava.

Exatamente no Aniversário da Cidade de Retirolândia, o Projeto Retratos de Esperança traz Ações planejadas pelo Fotógrafo Retirolandense Bismark Araújo, atuante na profissão deste 2010.

O referido fotógrafo, de família pobre, filho de pais separados e analfabetos, onde retrata em suas fotografias a realidade das pessoas em situação de vulnerabilidade social. O jovem se criou no Bairro ACM, da cidade de Retirolândia, onde exatamente aconteceu o Projeto Retratos de Esperança Solidário, onde houve ações como Enfermagem, Geriatria, Odontológia, Assistência Social, Nutricionista, Fonoaudiologia, Psicologia e Direito. Houve também muita diversão para as crianças na Recreação Infantil, Bismark contou para nossa Equipe que todo o Projeto não recebe nenhuma ajuda Governamental e de nenhuma outro órgão ou qualquer entidade como religião.

Foto: Uryel Victor / Retiro Noticias

Bismark Araújo conversou com o Repórter Uryel Victor, falou sobre o Projeto onde vem desenvolvendo não só em Retirolândia com em todo território nacional, onde já foi entregue uma casa de apoio à uma família do lixão no município de Santa Luz.

Foto: Robson di Almeida / Retiro Noticias

Projeto Retratos de Esperança

Retratos de Esperança é um projeto social desenvolvido com base em dois pilares. O primeiro compreende palestras (que levam para estudantes a história de vida de Bismarck das pessoas e
lugares por ele fotografados) realizadas junto às escolas para estudantes a partir do 5º ano do ensino fundamental, com o objetivo de despertar nas crianças, adolescentes e jovens a
humanidade, a solidariedade, a compaixão, “o outro” que está ao lado mas não é visto.

Foto: Uryel Victor / Retiro Noticias

O segundo pilar é transformar as vidas dos fotografados por meio de melhorias nas condições habitacionais (construção e reforma de casas), educacionais (proporcionar acesso de crianças e jovens a escola e/ou profissionalização), espirituais e psicologicas (conversas, orações e atendimentos por psicológos) e em breve, de geração de renda das famílias atendidas. Busca com isso, proporcionar o mínimo de dignidade para as famílias dos fotografados. A primeira casa (construída com recursos provenientes da venda de livro e doações), foi entregue no final do mês de março de 2018, a uma família composta por 08 pessoas que moravam em barracos de lona
dentro do lixão em Santa Luz-Ba. A segunda casa está em construção na cidade de Retirolândia e as próximas serão em Santa Luz, Brejões-Ba, e uma vila na localidade de Rio do Vigário em Canudos-BA, onde 12 dos seus moradores vivem em casas de taipa inacabadas. As fotografias do projeto Retratos de Esperança e outras experiências vividas e registradas por Bismarck Araujo em sua trajetória profissional estão no seu primeiro Livro Retratos de Esperança, que mostra via fotografias, as histórias, alegrias, tristezas, necessidades, a falta, o desamparo, as esperanças, os desencantos, os encantos, os aprendizados de quem ilustra os retratos de toda experiência dos Retratos de Esperança.

 

Reportagem e Redação: Jornalista Uryel Victor

Retiro Noticias 

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.