Retirolândia: Clinica Bom Pastor promove campanha de conscientização para população

A ação em saúde tem como objetivo compartilhar informações, promovendo conhecimento, fortalecendo as recomendações do ministério da saúde, para estimular a participação da população no combate ao câncer.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal, alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnostico precoce do câncer de mama e colo do útero. Tocar o próprio corpo e reconhecer sinais de possíveis mudanças, alterações como nódulos ”caroço” é uma importante ferramenta, conhecido como “AUTO EXAME”, porém este, não é considerado suficiente para detectar precocemente a doença. Não substitui por exemplo a mamografia, ultrassonografia e exame clinico(realizado por profissional médico). A Campanha informa que mulheres a partir de 50 a 69 anos são recomendadas a realizar o exame de mamografia de rastreamento a cada dois anos, em alguns casos acompanhamento com ultrassom. Estão mais propensas a desenvolver a desenvolvera doença, mulheres que tiveram menstruação antes dos 12 anos de idade, mulheres sem filhos ou que os tiveram tardiamente, primeira gestação após os 35 anos, menopausa após os 55 anos de idade, e as que fazem uso prolongado de reposição hormonal, alimentação inadequada e sedentarismo.

Para conscientizar também os homens sobre a importância de se cuidarem, surgiu o Novembro Azul , que tem como foco a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha enfatiza à população a importância de saber sobre as principais doenças que acometem os homens e desmitificar o estigma , quebrando o preconceito, que a maioria deles têm, em relação ao exame do toque retal. Os principais fatores de riscos, são: histórico familiar; obesidade;alimentação inadequada;sedentarismo. Homens negros tem maior incidência nesse tipo de câncer.O diagnóstico só é possível por meio de dois exames: o “temido” Toque e o PSA(exame de sangue), os dois devem ser realizados pra um diagnóstico mais eficaz.

A Clínica Bom Pastor, irá realizar no próximo sábado (27/10/18), ás 09:00 da manhã, em frente à unidade, uma ação em saúde, com o objetivo de compartilhar informações, promovendo conhecimento, fortalecendo as recomendações do ministério da saúde, para estimular a participação da população no combate ao câncer. Produzindo materiais e outros recursos educativos. Nosso principal interesse é chamar a atenção da comunidade de Retirolândia e criar um movimento de adesão, para que essas pessoas sejam veículos de informação e estimular a luta contra uma das doenças que mais matam homens e mulheres. Contamos com a presença de todos! Precisamos TOCAR nesse assunto.

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.