Retirolândia: crianças contarão com apoio de futura associação em Vista Bela

às 11:33

Um grupo formado por jovens, moradores e/ou nascidos na localidade conhecida como Vista Bela, município de Retirolândia-BA está se mobilizando com o objetivo de promover eventos esportivos, culturais e de lazer que contribuam com o desenvolvimento social de crianças moradoras daquela comunidade.1

A AJL (Associação de Jovens da Lagoa) que traz como tema: por uma Vista Bela Mais Bela, e que deverá ser oficializada nos próximos meses, está nascendo com o propósito de alavancar ideias e resultados satisfatórios àqueles que estão na faixa etária de 7 a 12 anos de idade, promovendo a inclusão e o crescimento no âmbito do conhecimento e do preparo à vida peculiar de cada uma dessas crianças

O primeiro evento promovido pelo grupo acontecerá na manhã do próximo dia 11 de outubro naquele povoado e contará com uma infinidade de eventos de cunho social envolvendo a garotada e colaboradores da programação.

Cabeleireiro, dentista para cuidar da saúde dentária com a aplicação de flúor e orientação da limpeza bucal, distribuição de escovas com renovação a cada 4 meses, inauguração do centro digital com dois computadores e internet gratuita integrado com uma biblioteca; práticas esportivas, de cultura e lazer como: quebra pote e corrida de saco e outras atividades lúdicas. Haverá distribuição de: cachorro quente, pipoca e algodão doce.
O grupo fará ainda a distribuição de materiais esportivos como bolas e uniformes.

5 projetos foram planejados pelos membros, componentes do grupo, dentre eles estão a horta comunitária e a psicultura que possibilitarão a geração de renda para algumas famílias da comunidade garantindo mais oportunidades, especialmente para os beneficiários dos projetos que deverão ser desenvolvidos pela futura associação nos próximos anos.

A dedicação dos integrantes desse grupo atraiu colaboradores, cidadãos e profissionais que, sensibilizados com o projeto, estão participando voluntariamente com essa ideia com o propósito de fomentar o desenvolvimento psico/ social para as crianças local.

O grupo questiona a carência da comunidade que, na concepção deles, poderia contar com maior atenção e incentivo do poder público levando propostas dessa natureza com o objetivo de promover o bem estar de crianças e jovens.

A casa onde funcionará o centro digital e a biblioteca, por exemplo, é uma doação de uma moradora local. As despesas como internet e manutenção dos computadores serão arcadas pelos voluntários do grupo.2

Para o capitão da Polícia Militar, Roberval Oliveira da Silva, esse movimento não tem cunho político além da política de promoção social. Para ele, o objetivo é incentivar aqueles que precisam de oportunidades e buscam ideias novas que os levem ao conhecimento, mas, sobre tudo, de abraçar projetos que os ajudem a progredir, cultural e socialmente.

Roberval que nasceu em Vista Bela e saiu aos 5 anos para morar na sede do município com sua família, diz que é triste ver crianças e jovens sem perspectiva de vida, os quais, de acordo com ele, só precisam de atenção e carinho daqueles que podem fazer um pouco mais.

Apesar da inexistência política no evento, como afirma o integrante do grupo, outro ato esportivo está previsto para o dia 11 na comunidade paralelo à programação da futura associação. É muito estranho uma programação esportiva estar sendo anunciada agora, também para a manhã do dia 11 de outubro na comunidade, afirma Roberval. Sem mencionar o nome ou posição politica dos organizadores, Roberval informou que um deles afirmou que a programação estava sendo planejada há 2 anos, mas que só agora vai acontecer. Depois que divulgamos nossa programação e afixamos cartazes por todas as partes? Alguém pode estar querendo pegar ponga na nossa programação para tirar proveito político, afirmou ainda o Capitão.

Outra programação prevista para este ano pelo grupo é o natal solidário que deverá contar com ornamentação, árvore natalina, distribuição de presentes e outras atividades.3

Por: Agnaldo Lima/Moisés Maciel

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.