Retirolândia: Guardas Municipais ameaçam entrar em greve as vésperas da festa de São Pedro

às 13:42 e atualizado às 17:41

7 (sete) guardas falaram do assunto, porém não quiseram ter seus nomes divulgados.

Reunião da GCM no mês de Janeiro com o prefeito Bequinho

Segundo informações dos guardas, do total de 23 (vinte e três), 18 estão dispostos a entrarem em greve antes da tradicional festa de são Pedro deste ano, os 5 (cinco) que ainda não se definiram são contratados pela administração municipal, inclusive o chefe.

A greve anunciada pela Guarda Civil Municipal é devida a falta de atenção e valorização por parte do executivo municipal que de acordo com a categoria não tem sido assistida como deveria.

De acordo com os guardas entrevistados, o prefeito José Alberico (Bequinho) convocou uma reunião com a classe no ultimo mês de Janeiro e garantiu a sede própria da Guarda Municipal, fardamento, curso de capacitação e uma viatura para possibilitar a ronda por toda cidade, o que não foi cumprido.

Calça do guarda
Bota rasgada

A Guarda Municipal recebeu um único fardamento a três anos e meio, portanto, no inicio da atual gestão, sendo um kit formado por 1 (uma) calça e 1 (uma) camisa. “A administração não cedeu fardamento daí para cá, e a gente é quem compra, além da farda equipamentos como: Algemas e cassetetes, por exemplo, por que não recebemos do município.” Afirmou um dos guardas.

O agente da GCM (Guarda Civil Municipal), procurado pelo RN disse ainda que o município não está cumprindo o que estabelece a FEBAGAM (Federação Baiana dos Guardas Municipais), o qual não oferece o curso de capacitação de 420 Horas e que a administração desrespeita a categoria com a nomeação de um chefe que não faz parte do quadro efetivo (contratado).

1º Fórum Regional das Guardas Municipais na cidade de Jeremoabo - BA

Meses a trás, a FEBAGAM promoveu o 1º Fórum Regional das Guardas Municipais na cidade de Jeremoabo – BA para capacitação da classe em todos os municípios, porém, alega os guardas que não tiveram total apoio do prefeito e participaram do evento custeando parte das despesas do próprio salário.” Confesso que não tenho a mínima condição de trabalhar. Não temos equipamentos algum para a nossa segurança e para garantir a segurança dos bens e instalações publicas municipais, sequer possuímos farda, em Jeremoabo fomos alvo de comentários por sermos os únicos no evento sem farda, estamos abandonados e desmotivados, será que o gestor sabe o que é segurança publica e qual a área de atuação da GCM?” Desabafou o guarda em uma nota escrita ao RN ao ser interrogado do sobre o evento.

Além de todos esses problemas, alguns membros da guarda municipal de Retirolândia, travam na justiça processo contra o município que não tem cumprido obrigações como férias e adicionais noturno.

A guarda municipal de Retirolândia não é filiada a FEBAGAM entretanto, o vereador Agnaldo Lima ao tomar conhecimento do assunto, disse que caso seja da sua competência devera apresentar proposta na câmera municipal para a criação do estatuto da Guarda Municipal, caso não seja de sua competência o vereador deverá sugerir ao prefeito Bequinho a apresentação da proposta a câmera de vereadores.

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Para entender de leis não é preciso ser Bacharel em Direito, e outra Guardas Municipais podem usar armas de baixa letalidade e assim como como armas de fogo. Existem normativas federais que tratam dos dois assuntos, e sei disso pelo fato de estar pesquisando e estudando sempre !!! Já existem Guardas Municipais na Bahia que estão muito evoluidas pois a de Retirolândia foi muito mal concebida e nunca teve um tratamento adequado. Para quem não sabe a Guarda Municipal de Jacobina possui o primeiro instrutor de tiro Guarda Municipal da Bahia, e a Guarda de Jacobina possui estande de tiro próprio e comando de Guarda Municipal de carreira instituido por meio de lei. A Guarda Municipal de Itambé, na região de Itapetinga, município com menos 20 mil habitantes esta capacitada e armada através da justiça, com curso fornecido pela prefeitura de Itambé. Infelizmente a maioria esmagadora dos politicos da Bahia são ignorantes e nem sequer sabem que existem recursos do Governo Federal para se investirem em Guardas Municipais e a segurança pública municipal.

É OBJETIVO E DIRETO… ESSES COMENTARIOS Q NÃO FORTALECEM OS QUERDAS MUNICIPAIS É PQ QUEREM VER RETIROLÂNDIA COMO ESTÁ ,TUDO Q ACONTECE É LUCRO, SÓ É LUCRO PRA QM TA COMENDO DA PREFETURA E PESSARAM Q OS 4 ANOS IA DEMORAR DE PASSAR!!!POBRES COITADOS OS 4 ANOS JA SE FOI E AGORA VCS VÃO VER Q RETIROLÂDIA NÃO PRECISA DE PREFEITO COMO ESSE BEBADO Q FEZ UM ESTAGIO TEMPORARIO…
VAMOS ACORDAR PESSOAL, VAMOS TIRAR O PREFEITO BEBU…

PARABENS AO GUARDAS MUNICIPAIS!LUTEM POR SEUS DIREITOS E DEVERES…ACHO Q TEM ALGUM BABA OVO QUERENDO TIRAR O PREFEITO DO PONTO,O PREFEITO É ERRADO MESMO TEM Q DAR APOIO OAS GUARDAS TEM Q ESPECIALIZA-LOS FAZER A FORMAÇÃO COMO É FEITA OU SEJA ORGANIZAR OS MESMO…ENQUNTO MANELITO E ROQUINHO VCS ESTÃO ASSIM PQ MUNCA PRECISARAM DOS QUARDAS + ACHO Q ALGUM QUARDAS JÁ VIRAM OS MESMO A NOITE PASSENDO PELA CIDADE MESMO QUNDO ESTÃO DORMINDO COMO ALGUEM AFIRMOU!!!!KKKKKKKKKKK
AINDA DIZ Q O PREFEITINHO NÃO TEM CULPA….KKKK

O prefeito tem que qualificar com treinamentos especificos e equipar c armas de baixa letalidade os GMs.È isso ai Fábio,concordo com VC,lutando pelos direitos de sua classe!

E COMO ME GARANTE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL TENHO O DIREITO DE FICAR CALADO . NÃO RESPONDEREI SEUS COMENTÁRIO HIPÓCRITAS OK RSOS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

VC JÁ OUVIU FALAR SOBRE O PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA ?,ONDE VÃO CRIAR A GUARDA NACIONAL PARA PROTEÇÃO DOS BENS , SERVIÇOS E INSTALAÇÕES DA UNIÃO.
E SE FOSSE EU VC NÃO TEM NADA A VER COM ISSO , É APENAS UM PUXA SACO QUERENDO CHAMAR A ATENÇÃO PARA SÍ PRÓPIO. O QUE EU ACHO MAS ENGRAÇADO EM VC É DEFENDER O QUE ESTÁ ERRADO , DEIXE DE SER HIPÓCRITA !!!!!!!!!!!!
DEVE SER POR ISSO QUE SUA CIDADE NÃO DESENVOLVE .
OUTRA FRASE PARA VOCÊS :
PARA CRIAR INIMIGOS NÃO PRECISA DECLARAR GUERRA , BASTA DIZER O QUE PENSA .
E SEU PORTUGUÊS É HORRÍVEL, POR FAVOR RETORNA AS AULAS ,OK.

ô fabio tu se defende dizendo que nao foi tu .mas ja escreveu uns dez comentarios babaca de lei seila o que tu ta em retiro nao na capital vai ser advagado so fala em lei e nao vejo vcs guardas trabalhando tanto quando asaltaram o caixa do banco vcs tavam ?onde para vcs sao uns come e dorme kkkkkkkkk

João Jibóia, que mentalidade medíocre essa tua, heim? Você como é imbecil nem percebeu que desmoralizou a sua cidade, ao citar ” tu ta em retiro não na capital”, então pela sua visão temos que viver na mesmice só por Reitrolândia se localizar no interior do estado? Convenhamos é muita falta de cultura! Por que o rapaz tem conhecimento em lei vc o manda ser advogado, isso é pura inveja, oxalá que todos as pessoas tivessem e buscassem conhecimento em suas áreas, pois assim não seriam tão manipuláveis como vc e muitos são. Com relação ao assalto do Banco do Brasil, assista televisão, não acoselho vc a ler jornal pois deves ser um analfabeto funcional e não conseguirá entender nada, para vc ver que assaltos a caixas eletrônicos não só ocorreram em Retirolândia e diga-me em quantos desses mesmos assaltos forma elucidados? Pra lembrar-lhe, teve um assalto deste tipo em Pintadas e o guarda tentou evitar a ação chamando a polícia, quando foi percebido pelos bandidos que o mataram? Então qual a honraria que o Banco do Brasil prestou-lhe? Ou qual apoio deu a família? Por favor seja culto e não use esse espaço para desmerecer funcionários que se dedicam, enquanto que muitos não fazem nada e vc e outros os idolatram. Mas fazer o pessoa cultura é assim mesmo, discute pessoas e enquantos os aculturados discutem idéias.

Só retifcando meu comentário, no final eu quis redigir que: “Mas fazer o que? Pessoa sem cultura é assim mesmo, discute pessoas e enquanto os aculturados discute idéias!

RESPOSTA PARA QUEM ACHA QUE FOI EU:
Quem determina que o curso de formação de guardas seja de no minimo 420 h é o Ministério da Justiça, seguindo a Matriz Curricular Nacional para Formação de GM´s , E É O PLANO NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA QUEM FALA DA HIÉRARQUIA E DO COMANDO PRÓPIO QUE A GCM TEM QUE TER E QUEM CONFIRMA TUDO ISSO É A ABRASGUARDAS (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS GUARDAS ) .
NOTA-SE ENTÃO QUE SOU MUITO BEM ESCLARECIDO QUANDO O ASSUSTO SE TRATA DE GUARDA MUNICIPAL, LOGO VEM A CONFIRMAÇÃO QUE NÃO FUI EU .
QUANDO QUERO FALAR ALGO FALO NA FRENTE E FAÇO NA FRENTE OK
DEIXO AQUI UMA FRASE PARA TODOS :
QUEM NÃO LUTA PELOS SEUS DIREITOS NÃO E DIGNO DELES

Prefeito quando a vossa excelência tomar uma decisão e mandar alguém executa-lá procure alguém de confiança e de competência ou não tem , assim o senhor vem perdendo seus aliados só estar ficando com um grupinho na prefeitura , passar bem

ALEM DA FARDA DEVERIA SE PREOCUPAR COM O SALARIO QUE OS GUARDAS RECEBEM.OS GUARDAS DAS CIDADES VIZINHAS RECEBEM MAIS DE 1000R$, POIS RECEBEM POR INSALUBRIDADE, ADICIONAL, TRABALHO NOTURNO E MAIS. UM TRABALHO DE RISCO ONDE OS GUARDAS SE AVENTURAM SEM EQUIPAMENTOS E SOZINHO, SABENDO-SE QUE O TRABALHO NOTURNO TEM QUE SER AO MÍNIMO EM DUPLA. ACORDA RETIROLANDIA.ESTATUTO DOS GUARDAS MUNICIPAL TEM QUE SER APROVADO.

foi bom alguém ter tocado na ferida da segurança publica de Retirolândia por quer eu fui atendida no hospital de retiro quando eu estava de ferias no final do ano e notei que o guarda estava fazendo papel de maqueiro . guardas municipais é para dar seguranças ao patrimonio publico e as pessoas , parabens retiro noticias

prefeito , secretários e puxas sacos da prefeitura , o site retiro noticias estar de parabéns por quer ouviu a categoria dos guardas municipais, no inicio da matéria é mostrado que ouve uma reunião com o prefeito e muito tempo se passou e nada foi resolvido , imagine se todos os funcionários procurassem o site para se queixar ?

DIREITO DE RESPOSTA COMO ME GARANTE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL : ANTES DE JULGAR UMA PESSOA TENHA CERTEZA DOS FATOS , NÃO ADIANTA VCS FICAREM VINCULANDO O FATO A MINHA IMAGEM , MORO EM OUTRA CIDADE E NÃO TENHO TEMPO PARA POLITICAGEM DE VCS , PREFIRO PASSAR O TEMPO COM MINHA FAMÍLIA QUE É O MEU BEM PRECIOSO, NÃO ESTOU NEM UM POUCO PREOCUPADO COM ESSE FARDAMENTO . A CIDADE TEM MUITO A ME AGRADECER POR TANTO QUE TENHO FEITO NESSE HOSPITAL , PROCURE ALBERIR E CONFIRA. ESPERO Q A CIDADE DE VCS DESENVOLVA E QUE A BRIGA POLITICA SEJAM COM BENEFÍCIOS PARA A POPULAÇÃO E NÃO COM DISSE ME DISSE . AGRADEÇO A ATENÇÃO TENHAM UM BOM DIA , ATENCIOSAMENTE : FÁBIO

O prefeito tem culpa ? para ser guarda municipal hoje em retiro só precisa ser do lado da situação , não precisa tomar curso não precisa ter ensino médio só precisa ter titulo o GUARDA CIVIL MUNICIPAL bota a culpa em tal de Bruno então de quem é culpa ?

A que ponto chegou o nosso município, CORTE DE ENERGIA EM ÓRGÃOS PÚBLICOS, FUNCIONÁRIOS TRABALHANDO EM ESCADAS IMPROVISADAS, E AGORA A GUARDA MUNICIPAL DESVALORIZADA E HUMILHADA AMEAÇA RETIROLÂNDIA COM SUA PRIMEIRA GREVE DE FUNCIONÁRIOS MUNICIPAL EM 50 ANOS. E se ficarem de greve ele é até capaz de trazer os guardas de Valente pra trabalharem aqui. Acorda Retiro e acaba com essa desordem.

tudo palhaçada uns gurdinhas de santa luz querendo dar uma de policial querendo andar com esprei de pimenta e outras coisas mas. vao procurar o que faser que vcs nao dao segurança a ninguem ,nem quando quebraram o vidro do hospital. o que vcs fizeram. vcs sao uns vigia rua. que dorme a noite toda

OS GCM´´S TEM PODER DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA E ESTÁ INSERIDA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL EM SEU ART144 QUE FALA DA SEGURANÇA PÚBLICA E AQUI NINGUEM QUER DAR UMA DE POLICIA ATE PQ VÁRIOS ORGÃOS AFIRMAM QUE O GCM É POLICIA 1-TRIBUNAL DE JUSTIÇA EM MAIS DE 900 ACORDÃOSNA QUAL JUÍZES E DESAMBARGADORES DECIDIRAM Q GCM É POLICIA 2 -PELO DEIC QUE AFIRMA Q GCM É ORGÃO DE HIERARQUIA POLICAL 3- PELA OAB Q IMPEDE QUE O GCM ADVOGUE QUE AFIRMAM QUE O GCM É POLICIALPORTANTO ESTÁ IMPEDIDO DE EXERCER ADVOCACIA 4- PELO MINISTÉRIO DO TRABALHO EM SEU ART 5272-15 FUNÇÕES POLICIAL 5- PELO MINISTERIO DA JUSTIÇA ATRAVES DO ESTATUTO DO DESARMAMENTO 6-ETC AGORA PQ VC NÃO VAI LER UM LIVRO E FICAR INFORMADO . DEVE SER POR ISSO QUE SUA CIDADE NÃO DESENVOLVE POR CAUSA DE PESSOAS COM COMO VC, COM PENSAMENTOS RETROGADOS. DA UMA OLHADA NA PÁGINA DA FEBAGUAM E VEJA O CRESCIMENTO DA GCM. TODAS AS GCM´S SÃO IGUAIS DEPENDE DE QUEM GERENCIA PARA FAZER UM BOM SERVIÇO , OLHA TBM A GCM DE BARROCAS E SERRINHA. OPS CORREÇÃO SPRAY DE PIMENTA SE ESCREVE ASSIM VIU , QUE TAL VOLTAR AS AULAS. ESSE COMENTARIO É MEU FÁBIO DE SANTA LUZ AGORA O RESTANTE PROCURE COLOCAR UM INVESTIGADOR KKKKKKKKKKKKKKK

fictício MANELITO , sou um dos 3 guardas de santaluz que trabalha em retirolandia me sinto ofendido quando a vossa pessoa fez esse comentário ,eu sinto muito por você não conhecer o estatuto da guarda municipal quando os nobres colegas procuraram o RETIRO NOTICIAS é por quer tinha algo de errado .pra você ” VALORIZE SUA TERRA POR QUER OS GUARDINHAS DE SANTALUZ VALORIZAM VIU “

Caro manelito, que certamente não é manelito, deve ser mais um desses ratos, que pelos feitos tem medo de revelar o nome, alguns itens vou observar no seu comentario:
1 – Seu português é péssimo, volte estudar rapidamente ou então começe;
2 – Dar uma de policial? entendo vc, como não és alfabetizado dificilmente entenderá a constituição ou alguns artigos sobre os quais eu redigir;
3 – Desde quando um ato de vandalismo é punido como vc sugere no seu texto?
4 – Vigia de rua, sinceramente, perdi a compostura, vc é muito imbecil, o nome que se da a essa função é serviço ostencivo e é a cargo da PM;
5 – Com a mentalidade e a cultura que tu tens e muitos deste municipio é que esta cidade não desenvolve, me diga em que situação Retirolândia é destaque?;
6 – Vc chamou uns “guardinhas” de palhaços, uma tremenda falta de respeito e de educação. Por falar em palhaços, lembro de circo e eu enquadro vc como um macaco, pois é sem graça, é parecido com ser humano, pouca inteligência e quando ganha algo é uma banana!

SOU GUARDA MUNICIPAL , REALMENTE ESTAMOS TRÊS ANOS E MEIO SEM FERDAMENTO E NÃO TEMOS CURSO ALGUM DE CAPACITAÇÃO E É BEM VERDADE QUE A FEBAGUAM QUIS DAR O CURSO DE GRAÇA , SÓ NÃO TIVEMOS O CURSO MINISTRADO PELA FEBAGUAM PQ O PREFEIRO NÃO QUIS ( O CURSO É GRÁTIS) A CATEGORIA ESTÁ ABANDONADA . QUANTO PARTICIPAR DO ENCONTRO EM JEREMOABO O PREFEITO ARCOU COM UMA PARTE DAS CUSTAS E O RESTANTE TIVEMOS QUE PEDIR AOS CANDIDATOS E VEREADORES . IMAGINA VC TER QUE FAZER SEGURANÇA PÚBLICA SEM EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA E COM UMA ÚNICA FARDA DURANTE TRÊS ANOS VESTINDO A FARDA 15 DIAS POR MÊS. SERÁ QUE O CHEFE DO EXECUTIVO SABE O QUE É SEGURANÇA PÚBLICA E A AREA DE ATUAÇÃODA GCM ? CBO 5172-15 FUNÇOES POLICIAL

ISSO MESMO NOBRE COLEGA , NÓS NÃO TEMOS PLANO DE SEGURANÇA PÚBLICA E SIM FISCAL PARA VER S OS GM´S ESTÃO INDO TRABALHAR. O PLANO DE ATUAÇÃO DA GM FOI CRIADO POR UM GUARDA MUNICIPAL E NÃO FOI CONCRETIZADO GRAÇAS AO PREFEITO. O CÓDIGO BRASILEIRO DE OCUPAÇÕES FALA DA ÁREA DE ATUAÇÃO DA GM , JÁ QUE É UMA PROFISSÃO REGULAMENTADO POR LEI EM SEU ART 5172-15. A GUARDA MUNICIPAL NÃO É VIGILANTE , SUA AREA DE ATUAÇÃO É MUITO ABRANGENTE , PODERIAMOS POR EXEMPLO ESTÁ FAZENDO RONDA NOS CÓLEGIOS MUNICIPAIS EVITANDO O USO DE ENTORPECENTES E ALICIAÇÕES DE MENORES E PROTEJENDO O NOSSO MAIOR BEM OS MÚNICIPES,PODERIAMOS TBM ESTÁ CUIDANDO DO TRÂNSITO , MEIO AMBIENTE , SERVIÇOS , PODERIAMOS TBM ESTÁ NA CÂMARA DE VEREADORES SEMPRE QUE HOUVESSE SESSÃO PARA MANTERMOS A ORDEM .ETC