Retirolândia: Homem é encontrado morto; supostamente vítima de afogamento

José Domingos, mais conhecido na comunidade onde vivia como “Tourão”, 41 anos, morreu, supostamente, vítima de afogamento. O fato aconteceu manhã desta segunda-feira (20), em uma represa localizada na comunidade de Lagoa Grande, zona rural do município de Retirolândia-Ba.

De acordo com informações, Tourão era bastante conhecido na comunidade e tinha problemas com alcoolismo, o que leva a crer que ele estaria embriagado. O corpo dele foi retirado por populares de dentro da represa após ter sido visto boiando próximo a margem. A vítima teria ido sozinho ao local.

Após as chuvas ter elevado o nível dos reservatórios da região esse é o primeiro caso registrado de afogamento no município.

O que acontece durante um afogamento:

1- Diante do desespero, a pessoa que está se afogando tenta prender a respiração se debatendo sem parar, mas sem querer, engole pequenas quantidades de água, o que provoca o fechamento da laringe, órgão situado entre a traqueia e a base da língua. Esse é um mecanismo de defesa do nosso corpo para que a água não inunde os pulmões.

2- Depois de algum tempo, a laringe relaxa e a pessoa involuntariamente tenta respirar debaixo d’água, aspirando e engolindo grande quantidade de água. Parte do líquido vai para o estômago e o restante segue o mesmo caminho do ar: percorre a traqueia e chega aos pulmões, passando por brônquios, bronquíolos e alvéolos.

3- O pulmão fica encharcado. Assim, a troca gasosa (entrada de oxigênio e saída de gás carbônico) não acontece mais. A taxa de oxigênio reduz e causa danos em todos os tecidos, inclusive as células nervosas. O cérebro é gravemente lesionado e a pessoa perde a consciência.

  4- Depois de chegar aos alvéolos, a água entra no sangue e penetra e destrói os glóbulos vermelhos. Com isso, o potássio presente nessas células vaza para o plasma sanguíneo. Em concentração elevada, o potássio é fatal: nessas condições ele impede a transmissão dos impulsos nervosos e, assim, a contração muscular. Com isso, o coração pode parar de bater.

 
COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.