Retirolândia: Milhares de exames oftalmólgicos foram realizados gratuitamente

Exames oftalmológicos como: Tonometria, Fundoscopia, Retinografia, Mapeamento de Retina, Auto-Refração e Greens Refrativo foram ofertados.

A Prefeitura de Retirolândia, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o projeto Olhar Pelo Próximo, ofertou a população retirolandense, entre os dias 08 e 14 de novembro, exames oftalmológicos, entre eles, Tonometria, Fundoscopia, Retinografia, Mapeamento de Retina, Auto-Refração e Greens Refrativo. Cidadãos de todas as partes do município foram atendidos. No período da triagem, realizado nos povoados de Alecrim e Laginha e na sede do município, mais de 2.800 pacientes foram acolhidos. Na segunda etapa do atendimento nas mesmas localidades com os trabalhos que foram finalizados nesta terça-feira (14), um número compatível de beneficiários foi atendido pelos profissionais que diagnosticaram os problemas que trazem incômodo na visão daqueles que participaram dos atendimentos.

O projeto, Humberto Bastos, A equipe é formada por 10 integrantes, sendo seis deles médicos oftalmologistas altamente especializados para atuar nas diferentes especialidades da Oftalmologia. Os profissionais diagnosticaram problemas como a conhecida carne no olho, sintoma decorrente da exposição freqüente ao sol e a poeira e à luta diária no campo, catarata e glaucoma. Os pacientes diagnosticados com esses problemas deverão ser encaminhados à Secretaria de Saúde que deverá adotar as providências para tratar cada problema.

Cada pessoa que se submeteu à triagem na primeira etapa do projeto foi atendida na segunda etapa de acordo com o horário marcado naquela ocasião. Os pacientes atendidos participaram de uma palestra sobre saúde visual que trata dos cuidados básicos para a visão.

Para o Secretário da Saúde, Cláudio Inocêncio Gomes, Cacau, o trabalho é de grande valia para o município que praticamente sanou a demanda reprimida, trabalho jamais realizado no município. “Uma ação dessa magnitude para contemplar um número tão expressivo como esse e com aparelhos de última geração, nunca foi desenvolvido em favor da nossa população”, disse o secretário.

 ASCOM/PMR

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.