Corrimento vaginal: o que é, características, cores, causas e prevenção

Mas afinal, o corrimento vaginal pode acontecer por conta de um problema de saúde?

às 0:46 e atualizado às 00:49
Foto: Shutterstock

O corrimento vaginal é uma condição que afeta boa parte das mulheres. Mas muitas vezes nós deixamos de lado ou esquecemos dela! Mas afinal, o corrimento vaginal pode acontecer por conta de um problema de saúde? Como combatê-lo? O que significa cada cor de corrimento?

O que é o corrimento vaginal?

“A flora vaginal normal é constituída por Lactobacilos (em predominância), bactérias e fungos, que convivem em equilíbrio. Por motivos internos ou externos, pode haver descontrole desta flora, com proliferação acentuada da classe de bactérias ou fungos, e assumirem a predominância de Lactobacilos”, conta a Dra. Fernanda Torras, médica Ginecologista Obstetra e Mastologista, especialista pela e Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia e Sociedade Brasileira de Mastologia.

Quais são as características de cada cor de corrimento vaginal?

De acordo com a classe de microorganismos em proliferação, há corrimento com as características próprias:

     Amarelo, verde ou cinza

Essas são as características do corrimento bacteriano, a secreção é amarelada, esverdeada ou até mesmo acinzentada, há odor importante, a consistência da secreção é líquida a leitosa e pode ser bastante volumosa. “Há desconforto e inflamação leve pode ocorrer, mas a principal queixa é o odor”, afirma a ginecologista.

O que pode causar: tricomoníase, infecção vaginal que é sexualmente transmissível ou até clamídia, entre outras possibilidades.

    Corrimento branco e pastoso

No corrimento fúngico, a secreção costuma ser esbranquiçada, grumosa e sem cheiro. Há coceira intensa, inflamação, ardência, muitas vezes incomodo as relações e ao urinar”, caracteriza Torras.

O que pode causar: candidíase vaginal, infecção na vagina causada pelo fungo Candida albicans. Quando há corrimento branco, semelhante ao leite, homogêneo e cheiro de peixe pode ser colpite, uma vaginose causada por protozoários, fungos ou bactérias.

    Corrimento Transparente

O corrimento líquido e transparente, semelhante à clara do ovo, pode indicar que está no período fértil do ciclo menstrual. Este tipo de corrimento dura aproximadamente 6 dias e acaba por desaparecer naturalmente passado esse tempo.

O que causa o corrimento vaginal?

O corrimento acontece por uma série de fatores locais vaginais ou sistêmicos ao organismo da mulher. Os principais motivos são:

    Mudança no ph vaginal

Excesso de açúcar e carboidratos na alimentação, duchas íntimas, uso abusivo de sabonetes íntimos ou sabonetes intravaginais.

    Estresse crônico

Redução na imunidade celular que mantém a flora vaginal em equilíbrio e combate proliferação de microorganismos, principalmente fungos.

Leia mais aqui

Este conteúdo de Womens Health Brasil faz parte do blog empoderada-destaque

Siga o Retiro Notícias no Instagram - @retironoticias

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.