Temer passa a presidência para Cármen Lúcia antes de embarcar para o Peru

O presidente Michel Temer passou a presidência temporariamente para a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, no final da manhã desta sexta-feira (13), antes de embarcar em viagem oficial para o Peru. Com isso, ela será a presidente da República em exercício até sábado (14), quando Temer retorna ao país. A transmissão do cargo ocorreu na base aérea de Brasília.
Temer vai participar da 8ª Cúpula das Américas, que reúne os líderes do continente. Antes de Cármen Lúcia, a linha sucessória tem os presidentes da Câmara e do Senado. No entanto, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e o senador Eunício Oliveira (MDB-CE) também estão em viagem.
Na agenda de Cármen como presidente da República estão previstas algumas audiências no Palácio do Planalto. Entre as autoridades que ela vai receber estão: a adovgada-geral da União, Grace Mendonça; o ministro da Defesa, general Joaquim Silva e Luna; o senador Valdir Raupp (MDB-RO) e o governador de Rondônia, Daniel Pereira.
A última vez que o presidente do Supremo assumiu o exercício da presidência da República foi em 2014, com o ministro Ricardo Lewandowski.

Foto: Marcos Corrêa/PR

A cerimônia de abertura da 8ª Cupula das Américas está prevista para a tarde desta sexta (13). Antes da cúpula, a agenda de Temer prevê encontros em Lima com o presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Thomas Donohue, e com o presidente de Honduras, Orlando Hernández Alvarado. Temer também dará uma entrevista à rede de TV CNN en Español.
 
Depois da abertura oficial do evento, será oferecido um jantar aos chefes de Estado ou governo. Já a sessão plenária do encontro ocorre no sábado (14).
É a primeira vez que ele vai à cúpula como presidente. Na última edição, em 2015, no Panamá, ele ainda era vice.

Uryel Victor/Retiro Noticias

Fonte: G1 Politica 

 

 

COMPARTILHAR
COMENTÁRIOS
Os comentários são de total responsabilidade de seus autores, desta forma não representa a opinião do Retiro Notícias. Contamos com o bom senso e educação dos nossos internautas. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.